Existem muitas boas opções de editores de código para quem trabalha desenvolvendo para web, cada um tem o seu preferido e o defende com unhas e dentes. Dentre eles, um dos mais populares é o Dreamweaver, que eu uso há alguns anos e sempre me atendeu muito bem. Eu não trabalho no modo “layout”, pois gosto de ter controle sobre cada linha do meu código. O Dreamweaver me permite isso e ainda fornece algumas boas ferramentas para me ajudar. Para aqueles que como eu usam o Dreamweaver para escrever seu código, aqui vão 3 boas idéias que podem melhorar ainda mais a sua experiência.
Organização e padronização do código
Se você trabalha em um lugar onde freqüentemente precisa editar código escrito por outras pessoas sabe como é ruim e contra-produtivo pegar um HTML, CSS ou PHP mal organizado, sem indentação e nenhum comentário. Isso pode trazer muitas dores de cabeça e fazer uma simples alteração virar um inferno.
Saiba que o Dreamweaver tem um comando muito interessante para resolver esse problema: Commands > Apply Source Formatting. Por mais bagunçado que esteja o código, basta um clique neste comando e o Dreamweaver vai deixá-lo perfeitamente estruturado, indentado e muito mais fácil de ler e entender. Vale a pena até adotar como padrão para a sua empresa, já que não dá trabalho nenhum e permite que todo mundo entregue código com a mesma formatação. Funciona com códigos HTML, CSS, PHP, JavaScript e muitos outros.
Criação de aplicativos AIR
Você já deve saber do incrível potencial que aplataforma AIR da Adobe representa para desenvolvedores e provavelmente já deve até usar algum aplicativo desenvolvido com ela, como por exemplo TweetDeck, Grooveshark e NYTimes Readersó para citar alguns. Se ainda não sabe, sugiro que vá pesquisar agora mesmo. Principalmente porque em breve boa parte dos celulares Android serão compatíveis com aplicativos AIR.
Pois bem, ao contrário do que muitos pensam, aplicativos AIR não precisam ser necessariamente desenvolvidos com Flash ou Flex: você também pode usar HTML, CSS e imagens para criar um App e fazer a comunicação com banco de dados via AJAX. Acredite, é extremamente fácil. Tudo o que você precisa fazer é baixar a extensão AIR para o seu Dreamweaver (fornecida gratuitamente pela Adobe). Com ela você vai poder empacotar todos os arquivos usados no seu app (HTML, imagens, CSS, JS) num único instalador AIR e distribuir para download. Eu já testei e é algo sensacional, recomendo este pequeno tutorial (em inglês): Create your first HTML-based AIR application with Dreamweaver.
Para finalizar: Ctrl+D
E como última dica separei um atalho que facilita muito a vida de quem usa o Dreamweaver para gerenciar um projeto com múltiplos arquivos linkados entre si, sejam várias páginas HTML ou arquivos relacionados (JS, CSS). Quando se tem um projeto assim é comum a necessidade de ir de um arquivo para outro, e ter que ficar navegando pela pasta para encontrar aquele arquivo para onde aponta o link é bem chato, ou mesmo ter que ficar copiando o nome, abrir arquivo, colar o nome, etc.., etc…
Então aqui vai um ótimo atalho: Ctrl+D. Toda vez que você estiver editando o código com o cursor de texto piscando sobre um link para um arquivo externo, basta pressionar as teclas Ctrl+D que o Dreamweaver abrirá automaticamente aquele arquivo, seja ele um HTML, PHP, JS ou CSS.
0 comentários:
Postar um comentário